sábado, 12 de novembro de 2005

Equipe Primeira Coluna

EDITOR RESPONSÁVEL

Carlos Moreira

carllosmoreira@gmail.com

COLABORADORES

Ana Gomes

Colunista do site português Tropical e produtora de moda, Ana Gomes tem como especialidade escrever sobre moda e celebridades. Já trabalhou em grandes rádios cariocas como a Nativa FM, 94 FM, Rádio Saara e Rádio Tropical AM. Atuou como repórter da Tv Roc e do jornal Posto Seis.

Bérgson Frota

Formado em Filosofia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É professor visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Grego Clássico no Seminário da Prainha - Fortaleza.

Beto Costa

Beto Costa começou sua carreira no jornal de bairro Faz & Acontece, no subúrbio do Rio de Janeiro. Suas matérias rapidamente o promoveram de colaborador a jornalista-chefe do periódico mensal. Ainda cursando jornalismo na faculdade Pinheiro Guimarães, foi convidado por Marcos Salles, ex-diretor executivo da Bloch Editora, a compor o quadro de funcionários da Crejuá Produtora. Nessa empresa, que atua no desenvolvimento de vídeos institucionais, reportagens "off line" e documentários especiais sobre os mais variados assuntos, ele começou a desenvolver a função de roteirista. Paralelamente a esse novo desafio, Beto Costa fez aflorar um antigo sonho: escrever crônicas. Assim sendo, escreveu para algumas revistas da Editora Escala e para a Agito Rio, revista de circulação restrita à cidade maravilhosa. Por passar a acumular muitas funções na Crejuá Produtora, acabou deixando de lado as irreverentes crônicas. "Foi uma pena abandonar esse meu vício de escrever, pois, como costumo dizer, a escrita é a minha maior expressão", lamenta o jornalista. Porém, a partir deste mês, Beto Costa colaborará com o blog Primeira Coluna, escrevendo deliciosos contos. Boa leitura!

José Luis Araújo Lira

Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e consultor jurídico do jornal sobralense O Noroeste.

Lucio Albuquerque

José Lúcio Cavalcante de Albuquerque. Ex-editor dos jornais Tribuna, Alto Madeira, e com passagens em outras publicações como o Estadão do Norte, Lúcio Albuquerque, egresso da imprensa amazonense, tem projeção nacional, desde a década de 80, quando foi correspondente do Estadão de São Paulo. Com um dos currículos mais completos do jornalismo rondoniense, Lúcio Albuquerque, graças ao seu diligente trabalho de apuração, ganhou prestigio e credibilidade na imprensa regional. Pela relevância do seu trabalho escreve para uma rede de sites e jornais de todo o Estado, honrando o gentedeopinião, com artigos de sua lavra. Jornalista e historiador, Albuquerque é testemunha ocular da explosão rondoniense, seja como repórter, ou fundador da primeira entidade representativa dos jornalistas, ainda no final dos anos 70.

Marcondes Rosa de Sousa

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Publica artigos quinzenalmente no jornal O Povo do Ceará.

Maria de Lourdes Aragão Catunda

Nascida e criada em Ipueiras-CE, Maria de Lourdes Aragão Catunda, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro.

No auge de sua mocidade, teve que se retirar da sua terra. Em sua bagagem o que mais pesava era a saudade.

Retirante nordestina em terras alheias, dedicou-se a escrever versos, onde a temática predominante era a musa dos seus sonhos: Ipueiras.

Casimiro de Abreu e Gonçalves Dias foram os poetas que povoaram sua infância e a acompanharam ao longo da vida nesse exílio espontâneo.

Com publicações nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo" e nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios", segue sua trajetória transformando sentimentos em versos e prosas.

SUGESTÕES, DÚVIDAS E/OU CRÍTICAS

primeiracoluna@gmail.com